Fé e Alegria

A Fundação Fé e Alegria na Cidade de Santa Luzia / MG atende à população residente na região do bairro Palmital e está presente nesta localidade há 12 anos, quando foram feitos os primeiros diagnósticos com lideranças, organizações e comunidade local sobre a viabilidade de sua atuação.

Atualmente, desenvolve suas ações em duas unidades educativas: Centro de Educação Infantil Nova Conquista e Centro Social de Educação e Cultura Nova Conquista. Nas duas unidades, atendemos 275 pessoas (por meio dos projetos e serviços ofertados) e alcançamos indiretamente 825 pessoas da comunidade local.

Fé e Alegria entende a Educação como a principal ferramenta para transformação social. Como movimento de Educação Popular Integral e Promoção Social nossa proposta almeja o desenvolvimento da pessoa em sua integralidade, para que ela viva com dignidade, construindo uma sociedade justa, participativa e solidária.

Quem Somos

A Fundação Fé e Alegria do Brasil é um movimento de Educação Popular Integral e de Promoção Social, cuja ação dirige se aos setores mais vulneráveis da sociedade. Provoca o envolvimento de pessoas, grupos e instituições em torno do desafio de promover transformação social. Frente a situações de injustiça, se compromete com o processo histórico dos setores populares na construção de uma sociedade justa e fraterna. Por meio de nossa proposta educativa, mobilizamos as pessoas atendidas para acessar espaços de participação real na sociedade, para poder, assim, transformá-la e exercer sua cidadania.

Áreas de atuação: O Movimento Fé e Alegria, em parceria com comunidade, sociedade civil, governos, autarquias, universidades e igrejas desenvolve programas nas seguintes áreas de atuação:

  • Educação Formal;
  • Educação Não Formal;
  • Desenvolvimento Comunitário;
  • Formação de Educadores Populares;
  • Comunicação;
  • Ação Pública.
  • Centro de Educação Infantil Nova Conquista

    O Centro de Educação Infantil Nova Conquista atende a 70 crianças com idade entre 1 a 5 anos em horário integral. Entendemos que a Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

    Para somar esforços às ações educativas e pedagógicas, o Serviço Social proporciona acompanhamento sociofamiliar, integrando as famílias nos processos educativos e incidindo em políticas públicas por meio da adequada utilização do espaço público e da rede socioassistencial do município. A segurança alimentar é uma das nossas ações prioritárias. Em nossa perspectiva pedagógica a boa alimentação é um dos grandes fatores para a aprendizagem de qualidade. Para alcançar resultados em nossa proposta, adotamos ações de estímulo a hábitos alimentares saudáveis e oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada.

    Centro Social de Educação e Cultura Nova Conquista

    O Centro Social atua por meio dos Programas de Educação Comunitária e Formação pelo/para o Trabalho. Anualmente, atendemos a 205 pessoas à partir de 06 anos de idade. Nosso Programa de educação comunitária é uma modalidade de educação não formal que promove uma postura ativa do (a) educando (a) diante do conhecimento e da própria realidade desenvolvendo mecanismos que possibilitam um maior protagonismo e a capacidade do reconhecimento como sujeito de direito.

    Em nossa ação educativa propomos grupos de convivências para refletir e discutir sobre temas transversais relacionados ao cotidiano da comunidade e da sociedade de forma geral. Por meio de propostas educativas, recreativas, culturais e formativas propomos o desenvolvimento da consciência crítica, da autonomia e a construção da cidadania em prol de uma sociedade justa, equânime e solidaria.

    O Programa de formação pelo/para o trabalho oferece cursos de formação profissional e geração de renda. Trata-se de uma formação integral, que educa para o trabalho e para a vida, para a competência e para a solidariedade. Oferecemos atendimento e apoio sociofamiliar que prevê atividades de orientação e acompanhamento às questões específicas trazidas por cada família e, quando necessário, encaminhamos à rede de serviços socioassistenciais.